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NOSSA ATUAÇÃO

Focamos no voluntariado e no empreendedorismo social, que têm o intuito de empoderar pessoas, trazendo-lhes oportunidades, educação para desenvolver competências e uma efetiva transformação de vida. É um conceito que envolve perenidade e abrangência, ao contrário do assistencialismo, marcado pela transitoriedade.

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INFORMAÇÃO

Fazer curadoria de boas práticas educacionais voltadas ao voluntariado e ao desenvolvimento de competências socioemocionais. 

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CONEXÃO

Ser uma ponte entre escolas brasileiras e ONGs, conectando redes escolares e profissionais da educação às melhores práticas disponíveis.

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TRANSFORMAÇÃO

Auxiliar a capacitação de professores e gestores para o voluntariado e trabalhar com foco em políticas públicas e parcerias transformadoras, promovendo a educação e o empreendedorismo social.

EMPATIA

Esta é uma palavra muito em voga: nas escolas, nas empresas e na sociedade de modo geral. A empatia está presente na agenda desde a escola primária até a construção da liderança. Mas essa habilidade precisa ser desenvolvida para se tornar uma prática ativa. Na verdade, um conjunto de práticas e habilidades, que envolvem entender o ponto de vista da outra pessoa, sentir o que ela sente e também o que ela precisa de você. Essencial para a saúde mental e o convívio harmonioso entre as pessoas, a empatia pode ser estimulada, praticada e lapidada em crianças e jovens, nas famílias e nas escolas. Para a neurocientista Claudia Feitosa-Santana, ela é “uma das pontes entre o egoísmo e o altruísmo”.

EDUCACÃO SOCIOEMOCIONAL

Ela envolve o entendimento e o gerenciamento das emoções, essenciais para o autoconhecimento e o relacionamento com os outros. Habilidades como a empatia, a cooperação, a tolerância, a autoconfiança, a assertividade, a persistência, a responsabilidade, o foco e a curiosidade para aprender são competências socioemocionais. As competências socioemocionais são habilidades que você pode aprender, pode praticar e pode ensinar.

Existem estudos científicos que mostram os benefícios da educação emocional em crianças e jovens. Uma pesquisa feita em 2017 com 97 mil alunos, nos Estados Unidos, revelou não apenas um melhor desempenho acadêmico, mas também atitudes e comportamento social positivos, em contraposição a menores dificuldades emocionais e uso de drogas.

Fontes: Instituto Ayrton Senna e Porvir

VOLUNTARIADO

Ele é essencial para ajudar a reduzir as enormes desigualdades do país, estimulando a criação de políticas públicas ou ainda o ajuste e a fiscalização das existentes. Além disso, permite que a empatia seja praticada e possibilita uma nova leitura do mundo.

Durante a adolescência, o trabalho voluntário ganha ainda mais importância. A razão, segundo o psiquiatra americano Dan Siegel, é a “poda neural”, fase de lapidação, refinamento e amadurecimento do cérebro. Um tempo em que é muito positivo para os adolescentes fazer novos amigos, formar grupos colaborativos em prol de uma causa e se engajar em projetos que eles acreditam.

CIDADANIA ATIVA

Uma educação voltada para a cidadania e para a reflexão é o desejo de grande parte dos professores. A partir das competências gerais da BNCC e do Novo Ensino Médio, práticas curriculares direcionadas à comunidade e aos valores morais caros à educação ficarão cada vez mais possíveis. Para conectar estudantes a atividades socialmente engajadas, podemos criar disciplinas obrigatórias e eletivas, projetos extracurriculares, projetos obrigatórios. A empatia, as competências socioemocionais e o empreendedorismo social são peças importantíssimas para essa formação cidadã.

Conheça os princípios que embasam a escolha dessas metas educacionais.

Apreciar positivamente a existência de outro cidadão em sua singularidade, independentemente de afinidades e divergências.
Orientar-se não apenas pela legislação, mas também, e principalmente, pela igualdade (de direitos) e pela equidade (de oportunidades para fruição de direitos a partir das necessidades singulares de cada cidadão).
Responsabilizar-se pelo bem comum, agindo de maneira generosa e cidadã em prol do benefício de outro cidadão ou do grupo, independentemente de benefício próprio.
Aceitar, incentivar e apreciar a participação de todo e qualquer cidadão na comunidade e na tomada de decisões sobre o bem comum, repudiando autoritarismo e exclusão.

PROGRAMAS

Conheça aqui alguns projetos de destaque, com ações transformadoras para alunos, professores e famílias.
A plataforma digital Atados mobiliza e conecta pessoas a diversas oportunidades de voluntariado em causas sociais

Carlotas propõe o diálogo sobre competências socioemocionais por meio de programas com alunos e professores

A Escola de Impacto ensina o empreendedorismo social aos jovens, levando à transformação da sociedade

Politize! viabiliza a cidadania e a educação política em escolas, estimulando a formação de estudantes protagonistas

O Programa Turma Legal busca o desenvolvimento socioemocional de alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental

Dia de Doar Kids inspira e traz dicas práticas para as crianças entenderem mais sobre filantropia e voluntariado

A Turma do Jiló visa implementar e garantir a Educação Inclusiva nas escolas públicas, por meio de treinamento, programas e palestras

O Programa Compasso, focado na educação socioemocional, atua em escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental I

Aqui você encontra artigos, palestras, vídeos, publicações e pesquisas que falam de educação, habilidades socioemocionais, voluntariado e empreendedorismo social e podem nos motivar a trabalhar por um Brasil mais justo.

PARCERIAS

Logo da Iungo
Logo do Instituto Ayrton Senna
Logo do Movimento Bem Maior
Logo da Turma do Jiló

QUEM SOMOS

O Empatia nas Escolas nasceu em um grupo inspirado pelas ideias do filantropo Elie Horn (fundador do Movimento Bem Maior e do Instituto Liberta), que se dedica a gerar o bem em projetos sociais no Brasil.

Somos um time diverso em matéria de formação, experiência, idade, repertório e habilidades, mas compartilhamos um objetivo comum: estimular e aprofundar a reflexão sobre o voluntariado nas escolas e na sociedade, colaborando para a construção de um Brasil mais justo e solidário.

Nosso propósito é fazer curadoria de boas práticas educacionais voltadas ao voluntariado e ao desenvolvimento de competências socioemocionais, conectando redes escolares e profissionais da educação aos melhores programas e projetos.

TRANSPARÊNCIA

Empatia nas Escolas é uma organização sem fins lucrativos ou econômicos, político-partidários ou religiosos que tem como objetivo estimular o empreendedorismo social e o voluntariado nas escolas públicas e particulares do Brasil, colaborando assim para melhorar a equidade social, a educação, a cultura e a saúde da população. Nosso trabalho consiste em produzir e disseminar informações sobre voluntariado nas escolas, além de apoiar, avaliar e coordenar programas e iniciativas que envolvem esse tema. Nosso modelo de governança está fundamentado nos princípios de transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade econômica e social.

PERGUNTAS FREQUENTES

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CONTATO

Você tem alguma dúvida ou sugestão? Quer colaborar para estimular o voluntariado nas escolas? Mande um e-mail para contato@empatianasescolas.org.br