Por Élida Talita
Desde o início da vida começamos a conhecer e entender o mundo em que vivemos por meio dos órgãos sensoriais (olfato, paladar, tato, visão e audição).
Nos primeiros anos de vida ocorre um pico de crescimento e desenvolvimento, nessa idade há uma grande capacidade de absorver informações, como se a criança fosse uma “esponja”.
Por isso, brincadeiras como mexer com areia, colagem de algodão, e o contato com diversos materiais, texturas e cheiros diferentes trabalham a coordenação motora, impulsionam a criatividade, aumentam a capacidade de foco e atenção, ajudam nas vivências sociais, e até exercitam as competências socioemocionais, contribuindo para um desenvolvimento mais complexo e maduro, especialmente das crianças que apresentam alguma deficiência. Por outro lado, a falta de diversidade destes estímulos adia este processo.

Separamos algumas brincadeiras sensoriais para fazer com as crianças. Confira e inspire-se!
1. Conhecer a natureza
Para começar, um modo simples de brincar é levar o bebê para passear em algum jardim ou parque. Sensações diferentes como pisar e sentir o contato da grama nos pés, sentir o vento, ouvir os pássaros, pegar pedrinhas e mexer nas folhas, tudo isso é conhecimento sensorial para as crianças. O contato com a areia também é prazeroso, assim como as experiências na água, na beirinha do mar, sentindo o movimento e o borbulhar das ondas.
2. Luvas sensoriais
Essa atividade é bem simples e pode ser feitas com diferentes elementos que você tem na sua casa. Nessa brincadeira você irá pegar luvas médicas ou bexigas e enchê-las com diferentes texturas. Essa brincadeira deve ser monitorada por adultos, assim como a atividade com tintas, que podem ser exploradas com mãos e pés. No caso de bebês, que levam tudo à boca, o ideal é usar tintas comestíveis, feitas com vegetais (como beterraba e cenoura), gelatina ou iogurte.
3. Brincando com pedaços de papel
Pode parecer simples, mas as crianças adoram, basta juntar papel colorido, folhas de revistas e picar; proponha para a criança usar a imaginação, fazer desenhos, colagem ou até mesmo forrar objetos.
Essas e outras brincadeiras sensoriais são uma excelente forma de se conectar com as crianças, ajudando-as a desenvolver diversas capacidades para que possam crescer de forma saudável. Lembre-se de que, nas brincadeiras, todo crescimento é gradativo, cada criança tem seu tempo de aprender. Respeite os interesses e as limitações, nunca os force a interagir com algum tipo de material, textura ou objeto. É importante que a criança se sinta à vontade para exercitar a sua percepção pelos sentidos do corpo, tendo sua experiência pessoal, que é sempre única e singular. Isso irá ajudá-la a explorar seu potencial e desenvolver diferentes competências.