Skip to content

Livros que falam sobre empatia para as crianças

Confira sugestões de leituras que evocam sentimentos e situações de forma divertida e sensível

Da redação

De acordo com um estudo das universidades de Hashemite, na Jordânia, e de Chicago, nos Estados Unidos, a leitura frequente de livros que abordam a empatia foi capaz de aumentar a preocupação empática e a generosidade entre os pequenos ouvintes observados na pesquisa.

Os cientistas dizem que podemos treinar nosso cérebro com histórias – quanto mais você simpatiza com os personagens, mais entende os sentimentos de outras pessoas.

Por meio de histórias, a criança pode entender melhor os outros e compreender como as diferenças entre as pessoas são importantes para o crescimento de todos. Alguns livros viajam por temas, narrativas e personagens que costuram a empatia de uma forma lúdica e criativa. Confira algumas sugestões abaixo:

A Macaquinha, de Malta Altés
Ed. Brinque-Book, a partir de 3 anos
Uma macaquinha se sentia inferior na sua turma, até que resolve se superar e escalar a mais alta de todas as árvores. Uma história divertida e bem ilustrada, contada por uma escritora espanhola que já foi traduzido para mais de cinco línguas.

Sinto o que sinto – e a incrível história de Asta e Jaser, de Lázaro Ramos
Ed. Carochinha, a partir de 3 anos
O ator e escritor Lázaro Ramos mergulha nos sentimentos do pequeno Dan, emoções antagônicas e que surgem em vários momentos do dia. O autor também conta, por intermédio do avô do menino, a emocionante história que acompanha a família de Dan por gerações, narrando os costumes dos povos que vivem às margens do Rio Omo, na Etiópia.

O pequeno Gui, de Mario Ramos
Ed. WMF Martins Fontes, a partir de 4 anos
Após ser coroado rei, o leão Leon mudou. Passou a ditar as leis seguindo seu humor. Um dia, criou uma lei que proibia os pássaros de voar. Os animais começaram a temê-lo e a se revoltar… Uma fábula sensível, inteligente e divertida sobre o poder e sobre como se defender dos mais fortes.

Tão Tão Grande, de Catarina Sobral
Ed. Carochinha, a partir de 6 anos
Questões do crescimento e das mudanças de corpo são tratadas de forma criativa e sensível pela autora portuguesa Catarina Sobral, por meio de um hipopótamo chamado Samuel.

Na beiradinha, de Agnès de Lestrade e Valeria Docampo
Ed. Aletria, a partir de 6 anos
Um urso nos leva a pensar o que fazer diante do novo, do desconhecido, refletindo sobre o que nos influencia e o que nos transforma de verdade. “Na beira de cada livro, há uma história que fala comigo. Mas eu não respondo. Nos livros, o silêncio é rei. As palavras me perturbam, me cutucam e me provocam comichões”, diz um trecho do livro.

Eloísa e os bichos, de Jairo Buitrago

Editora Pulo do Gato, a partir de 6 anos

Ao se mudar com o pai para uma nova cidade, Eloísa acaba por se defrontar com um mundo totalmente diferente do que conhecia, no qual se sente um verdadeiro bicho estranho. Com o passar do tempo, tudo o que a assustava começa a ser incorporado com naturalidade a sua rotina. Autor e ilustrador oferecem um terno e renovado olhar sobre problemas sociais, como o deslocamento, o respeito à diversidade e a recusa à intolerância.